quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Família Andrada, Império, Republica.






Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira (1834/1917), Jurista, Diplomata, Senador do Império, Governador do Ceará e do Maranhão, Ministro da Fazenda e Presidente do Conselho de Ministros no reinado de D. Pedro II. Natural de Queluz, hoje Lafaiete (MG) em sua homenagem. Era avo do falecido Deputado Federal José Bonifácio Lafayette de Andrada (Zezinho Bonifácio) e bisavô do atual Deputado Federal Bonifácio Andrada (Andradinha).
Antônio Carlos Ribeiro de Andrada foi um político brasileiro, prefeito de Belo Horizonte, presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, senador da República, presidente da Assembleia Nacional Constituinte 
Nascimento5 de setembro de 1870, Barbacena, Minas Gerais

Programa de banquete ofertado a Antonio Carlos Ribeiro de Andrada em Barbacena em 1920.

Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, Presidente de Minas e líder da Revolução Liberal de 1930, em fotografia com o registro de seu nome escrito com o próprio punho

José Bonifácio Lafayette de Andrada (esquerda), aos 26 anos, foi o assistente civil das tropas sediadas e arregimentadas em Barbacena, na Revolução Liberal de 1930. As tropas locais eram a principal base revolucionária mineira entre a capital federal (Rio de Janeiro) e a capital do Estado, Belo Horizonte. Pela importância estratégica, as tropas contaram com o suporte de renomados integrantes do 'movimento tenentista', entre eles o tenente Eduardo Gomes. Essas tropas derrotaram as forcas legalistas de São João Del Rey, Queluz (hoje, Lafaiete) e Juiz de Fora.
Posse da diretoria do Centro Republicano em Barbacena. Na foto, o Deputado Federal José Bonifácio de Andrada e Silva, Dr. Bias Fortes Filho e o Coronel Bernardino Senna Figueiredo, Deputado ao Congresso Mineiro. Início do século XX.
constitucionalismo
Constituinte de 1934
Os membros da Comissão Elaboradora do Anteprojeto da Constituição de 1934, na qual estão identificados, da esquerda para a direita, em primeiro plano: Antônio Carlos Ribeiro de Andrada (3º), Berta Maria Júlia Lutz (4ª), Francisco Antunes Maciel Júnior (5º), Natércia Silveira Pinto da Rocha (6ª) e José Américo de Almeida (7º); em segundo plano: Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, ministro do Supremo Tribunal Federal (2º, de bigode, atrás de Berta Lutz) e Afrânio de Melo Franco (3º, entre Berta Lutz e Antunes Maciel).


















































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário